O mercado de carros elétricos está cada vez mais popular, mas com essa ascensão surge um novo desafio para oficinas, mecânicas e lojas de autopeças: a dificuldade em encontrar peças de reposição.
Diferentemente dos veículos tradicionais, os elétricos possuem componentes específicos e, por serem uma tecnologia relativamente nova, ainda há uma carência de peças no mercado.
Portanto, neste artigo, vamos falar sobre as dificuldades de encontrar as peças de reposição, como isso tem impactado as oficinas e lojas de autopeças e quais são as soluções para esse problema.
Leia também: Como preparar minha oficina para atender carros com motor elétrico?
Alguns fatores explicam o porquê existe uma grande dificuldade em encontrar peças de reposição para automóveis elétricos. Mas quatros pontos se destacam, sendo eles:
Por ser uma tecnologia atual, é natural que ela esteja se desenvolvendo. Portanto, as peças ainda são novas e não são padronizadas, o que dificulta a busca por peças compatíveis com modelos específicos.
Os carros elétricos estão caindo no gosto popular, porém a sua circulação ainda é pequena. Ou seja, a demanda por peças de reposição desses veículos também é baixa.
Dessa forma, há uma menor produção de peças para esses carros e, consequentemente, uma maior dificuldade para encontrar esses itens no mercado.
Os componentes dos carros elétricos têm características diferentes dos carros a combustão. Esses itens, portanto, requerem cuidados especiais em relação a transporte e armazenamento, tornando a logística mais complexa e cara.
As montadoras - em alguns casos - podem ter exclusividade sobre o fornecimento dessas peças, o que dificulta ainda mais a disponibilidade desses itens no mercado.
Leia também: O perigo da venda de peças falsificadas
Toda essa dificuldade de encontrar peças de reposição para carros elétricos acarreta em quadro negativo para oficinas e lojas de autopeças. Alguns desses impactos são:
Leia também: Como escolher a marca das peças automotivas
Apesar de ser um problema bem latente para oficinas e lojas de autopeças, existem algumas medidas que podem ser adotadas para que ele seja amenizado.
Leia mais: Como organizar o estoque de peças de forma apropriada?
Como foi dito acima, a dificuldade encontrar peças de reposição para carros elétricos acarreta em perda de negócios por parte das oficinas e a frustração do cliente, que não tem o seu problema resolvido.
Esse problema, no entanto, pode ser resolvido! Isso porque a Autoglass pode se tornar a sua parceira ideal para peças de reposição de carros elétricos. Sabe por quê?
Leia também: Erros que impedem a sua oficina de crescer
As oficinas e lojas de autopeças que estiverem preparadas para atender essa nova demanda de peças de reposição e tudo que cerca esse novo mercado dos carros elétricos serão as principais vencedoras.
Ao investir em especialização, tecnologia e boas parcerias com fornecedores confiáveis, as empresas estarão prontas para atender seus clientes da melhor forma possível e garantir sucesso nesse mercado.
Para continuar lendo artigos como este, acesse o nosso blog semanalmente.