Nos dias atuais, a segurança na internet tornou-se uma questão de extrema importância para qualquer empresa. O aumento na dependência tecnológica e sistemas online para o funcionamento das empresas as expôs a muitas ameaças cibernéticas.
Esses ataques podem se tornar uma grande dor de cabeça para os gestores, visto que eles causam prejuízos financeiros, danos à reputação e, o mais importante, perda de dados sensíveis.
Em 2020, a gigante Honda teve a sua produção global paralisada por causa de um ataque de ransomware. Isso, por si só, mostra que não importa o porte da empresa, todas são suscetíveis a esses ataques.
Dito tudo isso, este artigo falará sobre como as empresas podem melhorar a sua segurança cibernética, proteger dados valiosos da sua operação e muito mais. Continue lendo o nosso conteúdo.
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Afinal, a segurança na internet passa por tecnologias e práticas desenvolvidas para proteger sistemas, redes e dados contra ataques ou acessos não autorizados.
No caso de lojas de autopeças e oficinas mecânicas, isso significa proteger informações sobre clientes, fornecedores, transações e dados operacionais.
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Programas maliciosos que são projetados para danificar ou obter controle de sistemas. Para exemplificar esse tipo de ataque, o malware pode corromper sistema de gestão de inventário, causando interrupções importantes.
O tipo de ataque busca obter informações valiosas, como senhas, enganando os usuários. Um dos exemplos mais clássicos de phishing é o e-mail falso, em que o criminoso busca informações de login.
Esse malware bloqueia o acesso aos dados da empresa até que um resgate seja pago. Foi esse ataque que a Honda sofreu e enfrentou enormes prejuízos.
O criminoso busca sobrecarregar os sistemas, até que os tornem inacessíveis. Por exemplo, sistemas de e-commerce e gestão de pedidos podem ser afetados, causando perda de venda e insatisfação dos clientes.
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Essa é uma afirmação óbvia, mas é importante bater na tecla da importância de proteger os dados da sua empresa e dos seus clientes, visto que é fundamental para manter a confiança dos seus clientes e o funcionamento dos negócios.
Isso não passa só por proteger dados pessoais dos clientes, ou financeiros e proprietários da empresa. Passa, também, por detalhes de novos produtos e serviços e até mesmo possíveis estratégias de mercado e marketing.
Empresas de peças automotivas lidam com informações de fabricação e logística, por exemplo, então elas precisam garantir que todos esses dados estejam seguros para evitar fraudes e demais problemas.
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A segurança na internet tem alguns pilares importantes, que são:
Garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso a dados confidenciais. Mas de que forma? Com criptografia e controle de acesso rigoroso.
Assegura que os dados são confiáveis e precisos, ou seja, não foram alterados de forma não autorizada ou por pessoas que não podiam ter acesso a esses dados.
Assinaturas digitais e verificações de integridade são importantes para manter a confiabilidade desses dados. No caso de autopeças, a alteração desses dados poderia causar erros em pedidos, por exemplo.
Os dados precisam estar disponíveis quando necessário. Então é importante que uma política de backup seja implementada, a fim de que esses dados possam ser recuperados de forma rápida caso ocorra falhas ou ataques cibernéticos.
Para empresas de e-commerce, manter esses dados disponíveis é fundamental para que a operação flua normalmente.
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A segurança de redes protege a infraestrutura de TI da empresa contra acessos e ataques criminosos. As duas ferramentas importantes nesse contexto são firewalls e VPNs.
Ter os sistemas operacionais da sua empresa atualizados aumenta as chances de proteção contra vulnerabilidades exploradas pelos criminosos. Por isso, atualizar os softwares exclui as oportunidades de êxito dos cibercriminosos.
As empresas devem usar softwares de proteção contra vírus, spywares e ransomware, pois previne contra o ataque aos seus sistemas.
Proteger os dados é tão importante quanto proteger os sistemas que o armazenam.
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O primeiro passo para implementar a segurança na internet na sua empresa é definir regras claras para o uso de dispositivos, acesso à internet e armazenamento de dados.
Essa é uma forma de ajudar a orientar o comportamento dos funcionários e colaboradores e garantir as melhores práticas de segurança.
Conscientizar os funcionários e colaboradores sobre os impactos dos ataques cibernéticos à empresa é extremamente importante. Por isso, ofereça treinamentos constantes, pois mantém todos informados sobre as últimas ameaças.
Após a definição da política de segurança e a conscientização dos funcionários, é a hora de pôr para funcionar os softwares, como firewalls e antivírus, para proteger a rede e os dados da empresa.
Após implementar os firewalls e antivírus, é fundamental monitorá-los constantemente para buscar atividades suspeitas nas redes e dados. Existem ferramentas de monitoramento e análise de segurança atualmente para detectar possíveis ataques.
Para que tudo transcorra de forma eficiente, é importante manter todos os softwares e sistemas operacionais atualizados com as últimas correções de segurança. Versões mais antigas podem deixar brechas para as ações dos criminosos.
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Proteger os dados da sua empresa contra ameaças cibernéticas é importante para a sustentabilidade e sucesso no mercado digital atual.
Trabalhar com medidas de seguranças robustas, a educação de funcionários e colaboradores e o uso de ferramentas adequadas são fundamentais para garantir o sucesso dos dados e sistemas da sua empresa.
Investir em segurança digital não é só sobre proteção, mas também de zelo e confiança com seus clientes e parceiros.
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