O mercado automotivo, a cada dia que passa, está mais competitivo. Fidelizar clientes e aumentar a lucratividade é o que todo gestor busca. A venda complementar, no entanto, aparece como uma grande estratégia para o crescimento do negócio.
Devido a sua importância, trouxemos neste artigo as informações sobre o que é a venda complementar, quais são seus principais desafios na hora de implementá-la na sua empresa, seus benefícios e muito mais. Confira!
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A venda complementar é uma estratégia que as empresas usam para oferecer produtos ou serviços adicionais aos clientes para complementarem as suas compras.
Isso proporciona uma experiência mais completa e valiosa ao cliente, ao mesmo tempo que aumenta o ticket médio e a rentabilidade da empresa.
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Acima falamos do aumento do ticket médio e da rentabilidade da empresa, porém a venda complementar traz outros benefícios para a empresa, que são:
Ao sanar toda a dor do cliente com serviços ou produtos completos, as empresas aumentam a chance de fidelizá-lo, de mantê-lo comprando sempre que precisar. Além disso, o custo de aquisição de novos clientes acaba caindo, enquanto impulsiona o crescimento sustentável da empresa.
Ao vender produtos e serviços complementares gera à empresa um lucro adicional, o que otimiza a rentabilidade de cada venda e ajuda na melhora da saúde financeira do empreendimento.
Ao mesmo tempo que oferecem soluções personalizadas e completas aos clientes, as empresas também geram uma experiência de compra mais satisfatória. O que gera um efeito cascada: eleva a satisfação dos clientes e o seu potencial de recompra.
Em um mercado altamente competitivo, como o automotivo, a venda complementar faz com que as empresas do setor se diferenciem da concorrência, oferecendo um valor agregado que as torna mais interessantes e atraentes para os clientes.
A venda complementar abre um espaço para que a empresa tenha um diálogo maior e mais próximo com o cliente. Isso permite com que se entenda melhor e mais profundamente as dores e necessidades do cliente, construindo um relacionamento mais sólido, assertivo e duradouro.
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A venda complementar traz grandes benefícios para as empresas, porém existem alguns desafios importantes que elas precisam superá-las para que essa estratégia seja implementada no dia a dia do negócio com sucesso. Entre os principais estão:
Para superar os desafios que trouxemos anteriormente sobre as dificuldades de implementar a venda complementar no dia a dia de empresas do segmento automotivo, é muito importante seguir alguns passos direcionados. Confira algumas das ideias.
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Muitos acham que venda complementar e up-sell são exatamente a mesma coisa. Apesar de serem estratégias que visam aumentar a receita por cliente, porém elas operam de maneiras diferentes.
Enquanto a venda complementar (cross-sell) busca oferecer produtos ou serviços adicionais que complementam a compra original, o up-sell foca em incentivar o cliente a adquirir uma versão mais cara do produto ou serviço inicial. Para exemplificar, é como se um vendedor oferecesse um modelo de carro mais novo e mais recursos.
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A venda complementar pode ser uma estratégia altamente positiva no sucesso de empresas de todos os segmentos, inclusive automotiva. Principalmente em um mercado amplamente competitivo, as empresas podem aumentar seu ticket médio, a sua lucratividade e construir relacionamentos duradouros e lucrativos com seus clientes.
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