Os anos de 2020 e 2021 apresentaram grandes desafios para a economia do Brasil e revelou cenários não previstos para o segmento de reposição.
O crescimento da frota nos últimos anos e a redução da disponibilidade de automóveis zero quilometro geraram o aquecimento nas vendas de serviços e repeças de reposição.
Uma pesquisa realizada pela Mckinsey encomendada pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Industria de Componentes para Veículos Automotores) mostrou que o mercado de reposição brasileiro superou R$100 bilhões no último ano e terá crescimento entre 6-7%.
Outro dado que entusiasma a donos de oficinas e autopeças é o destaque no crescimento de peças da categoria de reparo, especialmente as linhas de amortecedores e arrefecimento (radiadores, condensadores e eletro ventiladores).
Na categoria de reparos essas linhas ficaram atrás de produtos como módulos, peças para ar-condicionado e sistema de exaustão (escapamento), que já apresentam vida útil significante menor.
Entenda como esse crescimento impacta ao seu negócio
Apesar do cenário muito positivo esse crescimento se baseia no envelhecimento da frota, que consequentemente demandam mais manutenção e consomem mais peças.
Hoje 41% da frota circulante no Brasil tem 12 anos ou mais de uso, uma pesquisa do Sindipeças aponta que essa proporção tende aumentar até alcançar 45%.
Como o crescimento econômico desacelerado o movimento de aquecimento de vendas de peças e serviços tendem a aumentar nos próximos anos.
Representatividade de peças no crescimento das vendas
A representatividade maior no mercado de reposição continua sendo de peças para manutenção e consumíveis, como por exemplo: óleo, pneus, componentes de freio, bateria, filtros e produtos químicos.
Esse destaque deve-se ao fato de serem itens de consumo e de alto desgaste. Produtos para reparo, são aqueles que são trocados quando se desgastam excessivamente ou se quebram.
A pesquisa apontou o crescimento da importância de peças como radiadores, condensadores e itens de suspensão no faturamento em autopeças e oficinas.
Os escapamentos, componentes do sistema de ar-condicionado e componentes elétricos são ainda os mais vendidos entre itens de reparação, porém, o envelhecimento da frota tem impulsionado a busca por peças do conjunto de suspensão e sistema de arrefecimento.
Oportunidade para aumentar seus lucros
A pesquisa da Sindipeças apresenta um cenário muito promissor especialmente para pequenos e médios negócios. Por exemplo, comparando o mercado dos Estados Unidos, onde 4 grandes empresas dominam 50% das vendas e serviços para o consumidor final com o do Brasil onde as 4 maiores empresas do segmento atingem a 10% do público, temos uma grande perspectiva de aquecimento nos negócios e disputa pelo consumidor entre empresas fora do círculo das grandes redes.
Para superar essas baixas e também diminuir suas perdas com as variações de preço é importante manter uma gestão eficiente do seu estoque e sempre estar perto de seu fornecedor para entender os movimentos dos seus clientes.
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Ter a peça que o seu cliente precisa não significa que ele vá fechar a compra ou que vai realizar a instalação do serviço em sua empresa.
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Manter a sua oficina ou loja organizada e limpa aumenta significativamente a credibilidade do seu negócio para o cliente.
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Conclusão
O mercado de reposição no Brasil apresentou um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pelo envelhecimento da frota e pela redução da disponibilidade de carros zero quilômetro.
Peças para manutenção e consumíveis continuam sendo as mais vendidas, mas há um aumento na importância de peças de reparo, como radiadores, condensadores e itens de suspensão.
Essa tendência oferece uma grande oportunidade para pequenos e médios negócios, que podem competir com as grandes redes e atrair mais clientes com ações simples, como informar detalhes sobre as peças e oferecer garantia.
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