Que uma boa gestão de estoque e de vendas é fundamental para o sucesso de um negócio não é novidade! Mas sabemos que conciliar o dia-a-dia e rotina da loja ou oficina com controle de entradas e saídas é um grande desafio.
Nesse artigo você vai conferir 3 ferramentas que podem te ajudar a manter um controle de estoque e gerenciar suas vendas de maneira inteligente e ágil.
Por que preferir ferramentas ao invés de atas e livros de controle?
Quem nunca deixou para anotar os detalhes de um pedido e acabou se esquecendo? Ou precisou retornar várias vezes ao estoque para conferir se havia um item disponível?
Um dos principais benefícios de manter o controle de pedidos, vendas e estoque em ferramentas digitais é a possibilidade de atualização em tempo real e consultas de maneira remota.
Planilhas
As planilhas de controle são sem dúvidas um trunfo na organização e gerenciamento de sua loja ou oficina. Um dos principais benefícios de usá-las está no fato de muitas delas serem gratuitas estarem disponíveis de forma aberta.
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) já alguns anos têm desenvolvido materiais para apoiar a atividade do setor de oficinas e autopeças.
Um excelente exemplo de planilha é ade Gestão Financeira e Estoque do Sebrae. Para utilizá-la basta fazer o download. Nessa ferramenta você pode inserir informação sobre os seus produtos, nomeá-los com códigos.
Com ela você pode controlar os estoques existentes na sua empresa evitando desvios, pode gerir de maneira mais prática a reposição de produtos.
Nela você pode inserir também informações de suas vendas. A planilha ainda te fornece as seguintes informações:
- O montante financeiro destoque e o valor por linha de produtos;
- As quantidades de cada item em estoque;
- A quantidade e o custo das mercadorias vendidas;
- Os estoques sem movimentação;
- A necessidade de compras/reposição de estoque e fluxo de caixa.
Para fazer o download dela é só clicar aqui. Já inserimos o link para facilitar.
Ferramentas de compras online
Fazer compras online em nossa atualidade é cada vez mais comum, inclusive para empresas. O grande benefício de escolher fazer pedidos online é a possibilidade de consultar e comparar preços sem a necessidade de esperar por um atendimento presencial ou via telefone.
Ferramentas de vendas online para empresas, como o Portal do Cliente da Autoglass, dão ao comprador a liberdade de navegar e realizar transações a qualquer hora. Outra grande vantagem é o fato de ter acesso a um catálogo digital e dinâmico, tornando mais prática a busca por peças.
O campo de busca inteligente do Portal do Cliente torna prática e rápida a procura por uma peça específica.
Ferramentas de compras online permitem a gestão de pagamentos. Quem nunca precisou recorrer ao escaninho ou pasta de arquivos para recuperar um Nota Fiscal?
Em ferramentas digitais todas as informações de faturamento ficam a um clique do usuário. Confira o exemplo do Portal:
Exemplo de informações de faturamento e Notas Fiscais.
ERP's ou sistema de gestão integrada
Agora se seu negócio possui um estoque grande, uma frente de caixa e um fluxo grande de clientes usar um ERP pode ser a melhor opção.
Existem ferramentas disponíveis no mercado com preços variados e funções diversas. Funções que vão das mais simples como controle de entrada e saídas, gestão de vendas até PDV (caixas), contabilização de metas de vendedores, relatórios e muito mais.
A maior parte dos ERPs no mercado já disponibilizam aplicativos, isso permite que você e seus vendedores possam gerar ordens de serviço, conferir estoques e até mesmo gerar vendas deforma remota. Listamos duas opções uma com funções grátis e outra paga, não deixe de conferir.
MarketUp
A MarketUp é desenvolvida em uma plataforma online e com aplicativo que é desenvolvida em uma plataforma online e com aplicativo que permite ao seu usuário executar funções muito simples como conferir o estoque até mais complexas como emissões de Notas Fiscais.
A notícia boa é que suas funções são gratuitas. O que é cobrado são algumas integrações com e-commerce e alguns serviços como integrações com frete e outros. Ela apresenta alguma de suas funções em um painel para Oficinas e Autopeças, clique para conferir.
A plataforma também disponibiliza dashboards para que seus usuários tenham uma visão mais dinâmica desinformações do negócio.
SIGELite
O SIGE Lite assim como o MarketUp é um ERP que desenvolve funções de gestão e controle de estoque e vendas. Permite também o cadastro de código de barras para leitura de estoque. Ele possui uma versão paga e uma gratuita. Confira a diferença entre elas clicando aqui.
Se você quer apostar em uma loja online ou vendas por Marketplaces a SIGE Lite é uma excelente opção, pois tem integração nativa com os principais marketplaces do país.
A plataforma permite visualização em tempo real via aplicativo em celular de todos os recursos da ferramenta de maneira remota.
A escolha fica muito relacionada à experiência do usuário com a interface dos programas e as necessidades do negócio.
Conclusão
Nesse blog você viu que é possível aprimorar com ferramentas simples a gestão de sua empresa, e claro proporcionar maiores ganhos e redução de perdas.
Não deixe de conferir as ofertas ativas no Portal do Cliente para sua empresa. Seu perfil já tem liberado descontos exclusivos. São mais de 200 mil itens nas linhas de vidros, para-choques, radiadores, faróis, retrovisores e muitos outros.
Confira também as novidades na linha de lataria, para-barro e acessórios. Muitas oportunidades de aumentar os ganhos com novos produtos e serviços.
Sucesso e boas vendas!
Deixe seu comentário