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Aditivos de radiador concentrado x diluido: qual é a melhor opção?

O aditivo ou fluído de radiador além da importante função de manter o equilíbrio térmico no motor tem ação que visa reduzir os efeitos de corrosão no circuito de refrigeração do motor, utilizando silicatos para impedir que o desgaste prematuro das partes metálicas dos sistema diante de ação do líquido de arrefecimento.

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Como se trata de um elemento presente em todos os veículos é importante tê-lo disponível em sua empresa para ofertar aos seus clientes.

É uma excelente oportunidade para aumentar o seu mix e agregar valor em suas atividades. Mas e qual é a diferença entre o aditivo concentrado e o diluído?

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que muitos fabricantes apresentam no manual de instruções o tipo de aditivo ideal para cada veículo, ou se não, instrui à respeito da forma correta de dilui-los.

Na ausência dessa informação é importante levar para o cliente uma opção de qualidade e de marcas reconhecidas como por exemplo a TecBril, Valeo e Magneti Marelli, marcas inclusive aplicadas nas linhas de montagem. 

 

 

Aditivo Concentrado 

O aditivo concentrado é mais espesso e possui a mesma fórmula do pronto para uso, porém precisa ser diluído. A diluição não pode ser feita com água da torneira nem mineral.

O ideal é usar a desmineralizada, que é livre de agentes que podem causar desgaste entre os componentes do sistema de refrigeração e impede a formação da borra.

A proporção entre o fluido e água é orientada por cada fabricante e está disponível nos rótulos. A maior parte das marcas. 

Aditivo Diluído 

Esse aditivo já vem pronto para uso, ou seja, não precisa adicionar água ou solvente nele. A vantagem desse tipo de aditivo de radiador é que não é preciso misturar com água desmineralizada ou filtrada. 
 

Posso usar só água desmineralizada no sistema?

A maior parte dos motores trabalham com temperaturas entre 89°C e 90°C, muito próximo ao ponto de ebulição (fervura) da água.
 
Diante de uso intenso e em dias quentes, a temperatura passa facilmente dos 100ºC e isso faz a água evaporar, o que gera superaquecimento do propulsor e danos graves.
 
A água desmineralizada ou água deionizada tem todos os sais minerais removidos, sendo própria para ser utilizada em processos químicos.
 
O aditivo faz com que a temperatura de ebulição eleve-se de 100°C para 110°C, evitando o superaquecimento do sistema e reduzindo inclusive os efeitos do calor na corrosão de peças. 
 

Conclusão

Oferecer aditivos para seus clientes podem ser uma excelente oportunidade de expandir seu mix e serviços, e claro, alcançar margens maiores.

Segundo a pesquisa feita pelo Sindipecas, a idade média da frota de carros do Brasil é de 9 anos, ou seja grande parte desses veículos precisam de reposição de aditivos e manutenções.

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