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Você está vendendo preço ou entregando valor?

Escrito por Autoglass Brasil | 23/04/2025 11:30:00

No setor automotivo somente realizar um serviço não é o suficiente para alcançar o sucesso. Muito se fala sobre preço ou valor no mundo dos negócios, no entanto, o consumidor pesa esses dois itens para definir se a compra das peças ou realização do reparo compensa, resultando no famoso custo-benefício.

Atrair clientes pelo custo pode parecer vantajoso, no entanto, manter apenas essa estratégia pode ser arriscado. Quando você se posiciona apenas pelo custo, o seu produto ou serviço se torna facilmente substituível, por outro lado, quando você entrega valor, cria-se uma diferenciação, fidelização de clientes e fortalecimento da imagem do seu negócio.

Leia também: Fidelização de clientes: uma estratégia para o sucesso do seu negócio

 

Preço ou valor: qual a diferença?

Por definição, preço é o que você emprega em dinheiro por um produto ou serviço, já o valor é o que o cliente percebe como benefício, na maioria das vezes relacionado a experiência proporcionada.

Nesse sentido, podemos afirmar que os consumidores não estão em busca apenas de um produto ou serviço, mas sim dos valores agregados aquilo que estão adquirindo. Entregar valor ao cliente, significa criar razoes para que ele dê preferência para o seu produto ou serviço, mesmo existindo outras empresas com a mesma proposta.

Quando um cliente percebe que está adquirindo mais do que apenas um produto ou serviço, ele se sente exclusivo e satisfeito com a escolha. Ao focar na entrega de valor além de preço, você constrói atrai mais clientes e constrói uma reputação solida no mercado automotivo.

 

O perigo de competir apenas por preço

Ao comprar, os clientes precisam gastar dinheiro para obter o produto ou serviço, com isso, uma opção é oferecer estrategicamente produtos com preços mais acessíveis também é uma forma de entregar valor ao cliente. Pois, quando você combina preço atraente com um atendimento de qualidade, o cliente percebe que está recebendo mais do que pagou.

Entretanto, competir apenas pelo baixo preço pode comprometer o seu negócio, visto que reduzir preços constantemente pode levar a cortes na qualidade, diminuição da margem de lucro, e dificultar a fidelização de clientes. Quando o preço é o único diferencial, sua empresa se torna substituível por outros concorrentes que podem oferecer valor, além do preço acessível de produtos e serviços.

Sendo assim, para evitar essa armadilha é importante construir uma proposta de valor forte, onde os clientes obtenham outros benefícios além do preço, como atendimento diferenciado, qualidade, e suporte especializado.

 

Como entregar valor ao cliente?

Voltado ao mercado automotivo, na maioria das vezes os clientes compram por necessidade. Com isso, quando falamos em valor, estamos falando de entregar além do que o cliente espera, trazendo o sentimento de uma boa escolha ao escolher sua empresa, não apenas pelo preço acessível, mas porque ele recebeu uma experiência diferenciada.

As ferramentas tecnológicas também são recursos que podem agregar positivamente e acrescentar valor ao seu negócio. Adotar esse modelo de estratégia colabora para a fidelização do cliente. Afinal, com ela é possível agregar agilidade ao atendimento, otimizar os serviços e entregar valor desde o primeiro contato.

Partindo desse princípio, existem algumas maneiras de entregar valor ao cliente, podendo ser feito de diversas maneiras, desde um atendimento personalizado, até benefícios exclusivos que aumentam a percepção de qualidade. 
Veja a seguir algumas práticas que você pode adotar para entregar valor ao seu cliente:

  • Personalização do serviço conforme a necessidade do cliente;

  • Suporte no pós-venda;

  • Atendimento prioritário e consultivo;

  • Transparência e confiança;

  • Investimento na qualidade de produtos;

  • Condições diferenciadas de negociação.


Tipos de valores que podem ser gerados

Quando falamos de valores, é importante ressaltar que não existe apenas um, mas vários tipos de valor que podem ser gerados. Para que sua estratégia seja mais eficaz é importante conhecê-los, pois existem diferentes formas de gerar esse valor, e fortalecer a percepção positiva do seu negócio.

  • Valor funcional: Esse valor está direcionado à utilidade do produto ou serviço. São valores voltados aqueles clientes que procuram soluções que tornam seu dia a dia mais eficiente, incluindo durabilidade, eficiente, e desempenho superior.


  • Valor emocional: Voltado ao atendimento de excelência, os clientes criam conexões emocionais com empresas que proporcionam experiências positivas, geradas por profissionais atenciosos, ambiente agradável e um suporte personalizado.


  • Valor de segurança: Garantir que o serviço seja confiável e que o produto atenda as normas e certificações é um diferencial competitivo. No entanto, os valores voltados à segurança vão além da qualidade do produto e do serviço, incluindo suporte no atendimento e garantias oferecidas ao cliente.


  • Valor de marca: Aquele que vai além do preço, e está ligado diretamente à credibilidade, e reconhecimento da marca em relação à concorrência. Esse tipo de valor é construído através de uma reputação sólida, confiança e lealdade entre o seu negócio e o cliente.


  • Valor de conveniência: Inclui aspectos como facilidade, praticidade e eficiência oferecida pela empresa ao cliente. Qualidade no atendimento, rapidez na entrega, suporte acessível, entre outros, são pontos que agregam valor ao seu negócio.


  • Valor de marca: Aquele que vai além do preço, e está ligado diretamente à credibilidade, e reconhecimento da marca em relação à concorrência. Esse tipo de valor é construído através de uma reputação sólida, confiança e lealdade entre o seu negócio e o cliente.


  • Valor de conveniência: Inclui aspectos como facilidade, praticidade e eficiência oferecida pela empresa ao cliente. Qualidade no atendimento, rapidez na entrega, suporte acessível, entre outros, são pontos que agregam valor ao seu negócio.

Esses são apenas alguns exemplos de valores que podem ser oferecidos aos clientes. Mais do que um serviço, eles buscam experiências e soluções que atendam às suas necessidades. Os diferentes tipos de valores mostram que a decisão de compra vai muito além do preço. Afinal, quando um cliente percebe o real valor oferecido pela empresa, o preço deixa de ser o fator decisivo.

 

Preço atrai, valor conquista

No mercado automotivo atual, não basta apenas oferecer um preço competitivo, o verdadeiro diferencial está na entrega de valor, e experiências que promovem a fidelização dos seus clientes.

A decisão de compra deixou de ser apenas uma questão de custo, mas sim do que o cliente sente ao escolher determinada empresa. Ao focar na entrega de valor, você se destaca cada vez mais no mercado competitivo. Pois, clientes não compram apenas produtos ou serviços, eles compram a experiência.

Portanto, você será lembrado não pelo preço que cobra, mas pelo valor que entrega. Construindo relacionamentos duradouros com seus clientes, e fortalecendo a imagem do seu negócio.

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