Os anos de 2020 e 2021 apresentaram grandes desafios para a economia do Brasil e revelou cenários não previstos para o segmento de reposição.
O crescimento da frota nos últimos anos e a redução da disponibilidade de automóveis zero quilometro geraram o aquecimento nas vendas de serviços e repeças de reposição.
Uma pesquisa realizada pela Mckinsey encomendada pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Industria de Componentes para Veículos Automotores) mostrou que o mercado de reposição brasileiro superou R$100 bilhões no último ano e terá crescimento entre 6-7%.
Outro dado que entusiasma a donos de oficinas e autopeças é o destaque no crescimento de peças da categoria de reparo, especialmente as linhas de amortecedores e arrefecimento (radiadores, condensadores e eletro ventiladores).
Na categoria de reparos essas linhas ficaram atrás de produtos como módulos, peças para ar-condicionado e sistema de exaustão (escapamento), que já apresentam vida útil significante menor.
Apesar do cenário muito positivo esse crescimento se baseia no envelhecimento da frota, que consequentemente demandam mais manutenção e consomem mais peças.
Hoje 41% da frota circulante no Brasil tem 12 anos ou mais de uso, uma pesquisa do Sindipeças aponta que essa proporção tende aumentar até alcançar 45%.
Como o crescimento econômico desacelerado o movimento de aquecimento de vendas de peças e serviços tendem a aumentar nos próximos anos.
A representatividade maior no mercado de reposição continua sendo de peças para manutenção e consumíveis, como por exemplo: óleo, pneus, componentes de freio, bateria, filtros e produtos químicos.
Esse destaque deve-se ao fato de serem itens de consumo e de alto desgaste. Produtos para reparo, são aqueles que são trocados quando se desgastam excessivamente ou se quebram.
A pesquisa apontou o crescimento da importância de peças como radiadores, condensadores e itens de suspensão no faturamento em autopeças e oficinas.
Os escapamentos, componentes do sistema de ar-condicionado e componentes elétricos são ainda os mais vendidos entre itens de reparação, porém, o envelhecimento da frota tem impulsionado a busca por peças do conjunto de suspensão e sistema de arrefecimento.
A pesquisa da Sindipeças apresenta um cenário muito promissor especialmente para pequenos e médios negócios. Por exemplo, comparando o mercado dos Estados Unidos, onde 4 grandes empresas dominam 50% das vendas e serviços para o consumidor final com o do Brasil onde as 4 maiores empresas do segmento atingem a 10% do público, temos uma grande perspectiva de aquecimento nos negócios e disputa pelo consumidor entre empresas fora do círculo das grandes redes.
Para superar essas baixas e também diminuir suas perdas com as variações de preço é importante manter uma gestão eficiente do seu estoque e sempre estar perto de seu fornecedor para entender os movimentos dos seus clientes.
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Manter a sua oficina ou loja organizada e limpa aumenta significativamente a credibilidade do seu negócio para o cliente.
Agilidade e peças de qualidade são essenciais para seus clientes, por isso a Autoglass já disponibiliza para sua empresa o Portal do Cliente.
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O mercado de reposição no Brasil apresentou um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pelo envelhecimento da frota e pela redução da disponibilidade de carros zero quilômetro.
Peças para manutenção e consumíveis continuam sendo as mais vendidas, mas há um aumento na importância de peças de reparo, como radiadores, condensadores e itens de suspensão.
Essa tendência oferece uma grande oportunidade para pequenos e médios negócios, que podem competir com as grandes redes e atrair mais clientes com ações simples, como informar detalhes sobre as peças e oferecer garantia.
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