Skip to content

Amortecedor a óleo e a gás: quais as diferenças?

O amortecedores é uma peça vital no sistema de suspensão de um veículo. Como componente chave, os amortecedores não são apenas fundamentais para equilibrar a carroceria do carro em diversas situações, como curvas acentuadas, terrenos irregulares, passagem por buracos e lombadas, mas também são essenciais para a estabilidade do veículo.

A principal função dos amortecedores estende-se para além do controle das oscilações da suspensão, assegurando que os pneus mantenham contato constante com a superfície da estrada. Isso proporciona uma condução mais segura e controlada. 

Nesse artigo você vai conhecer as principais diferenças entre os amortecedores a óleo dos que usa gás pressurizado. Acompanhe até o final.

Qual a diferença entre amortecedores a gás e a óleo? 

Os amortecedores a óleo possuem em seu interior apenas óleo e oxigênio. Empurrando com uma das mão o dá para perceber que o modelo a óleo controla bem o movimento de encolher, mas não se abre sozinho (como na versão à gás) e segura pouco esse movimento, que seria o de subida da carroceria, que no carro, é empurrado pelas molas.

 

Já os modelos a gás recebem ao invés de oxigênio e óleo o gás Nitrogênio e óleo pressurizado no seu processo de fabricação. Fazendo o mesmo teste manual, de aperta-lo, dá pra perceber que a versão com Nitrogênio apresenta mais resistência ao encolhimento e a peça inicia sozinha o movimento de extensão.

Isso resulta no veículo uma maior rigidez da carroceria, e estabilidade do conjunto, ficando o conforto determinado pelo projeto do carro, com molas adequadas a isso.

Adicionalmente, o óleo e o nitrogênio não reagem, e ao longo do uso, o amortecedor mantém sua função sempre uniforme, independente da solicitação que recebe.

Além disso, pela ausência de oxigênio e oxidação, a vida útil desse tipo de amortecedor é maior, tornando-o a longo prazo mais econômico.

Conheça os componentes dos conjuntos de amortecedores

Coxim

O coxim do amortecedor, faz contato entre a carroceria do veículo e o amortecedor. Normalmente composto de borracha, auxilia na absorção de impactos diretamente à carroceria.

Coifa

Ela faz a proteção das peças de amortecimento. Também conhecida como ¿guarda pó¿, evita que poeira e sujeira alcancem a haste dos amortecedores e afete o seu funcionamento.

Batente

Os batentes trabalham como se fossem uma segunda mola, ou seja, naquelas situações de solicitação extrema o batente evita batidas de fim de curso protegendo todo os componentes do sistema de amortecimento.

Posso trocar o amortecedor original do meu carro?

Sim, é possível fazer a troca do amortecedor original do seu carro. No entanto, é importante seguir as orientações dispostas no manual do proprietário para garantir que a substituição seja feita corretamente. Caso contrário, pode haver impacto negativo no desempenho do veículo e até mesmo comprometer a segurança. 

Conclusão

Quer encontrar as melhores soluções de amortecedor a óleo e a gás para seu negócio? Confira as ofertas do Portal do Cliente e todos os benefícios da Autoglass para sua empresa.

A Autoglass possui o maior estoque da América Latina de peças e vidros automotivos, além disso, nossas mais de 80 lojas unidades espalhadas pelo Brasil tornam muito rápida a entrega de seus pedidos.

 

Deixe seu comentário