O mercado de carros elétricos está cada vez mais popular, mas com essa ascensão surge um novo desafio para oficinas, mecânicas e lojas de autopeças: a dificuldade em encontrar peças de reposição.
Diferentemente dos veículos tradicionais, os elétricos possuem componentes específicos e, por serem uma tecnologia relativamente nova, ainda há uma carência de peças no mercado.
Portanto, neste artigo, vamos falar sobre as dificuldades de encontrar as peças de reposição, como isso tem impactado as oficinas e lojas de autopeças e quais são as soluções para esse problema.
Leia também: Como preparar minha oficina para atender carros com motor elétrico?
Compreendendo as dificuldades na busca por peças de reposição
Alguns fatores explicam o porquê existe uma grande dificuldade em encontrar peças de reposição para automóveis elétricos. Mas quatros pontos se destacam, sendo eles:
- Novidade tecnológica;
- Baixa demanda;
- Logística complexa;
- Exclusividade das montadoras.
Novidade tecnológica
Por ser uma tecnologia atual, é natural que ela esteja se desenvolvendo. Portanto, as peças ainda são novas e não são padronizadas, o que dificulta a busca por peças compatíveis com modelos específicos.
Baixa demanda
Os carros elétricos estão caindo no gosto popular, porém a sua circulação ainda é pequena. Ou seja, a demanda por peças de reposição desses veículos também é baixa.
Dessa forma, há uma menor produção de peças para esses carros e, consequentemente, uma maior dificuldade para encontrar esses itens no mercado.
Logística complexa
Os componentes dos carros elétricos têm características diferentes dos carros a combustão. Esses itens, portanto, requerem cuidados especiais em relação a transporte e armazenamento, tornando a logística mais complexa e cara.
Exclusividade das montadoras
As montadoras - em alguns casos - podem ter exclusividade sobre o fornecimento dessas peças, o que dificulta ainda mais a disponibilidade desses itens no mercado.
Leia também: O perigo da venda de peças falsificadas
Impacto nas oficinas e lojas de autopeças
Toda essa dificuldade de encontrar peças de reposição para carros elétricos acarreta em quadro negativo para oficinas e lojas de autopeças. Alguns desses impactos são:
- Dificuldade em atender os clientes: quer algo mais frustrante para o cliente do que não encontrar o item necessário? Então, é isso que acontece em muitos casos. Sem contar na perda de oportunidade de negócios para oficinas e lojas de autopeças. Ou seja, as duas partes saem perdendo;
- Aumento de custos: no desejo de atender seus clientes, as oficinas e lojas passam a importar peças ou a recorrer a fornecedores exclusivos. Isso eleva, e muito, os custos. Portanto, há um impacto negativo na lucratividade;
- Perda de competitividade: oficinas que não conseguirem se adaptar à nova realidade dos carros elétricos podem ficar para trás e perder espaço para concorrentes mais preparados e adaptados à tecnologia desses novos veículos.
Leia também: Como escolher a marca das peças automotivas
Afinal, o que fazer para superar esses desafios?
Apesar de ser um problema bem latente para oficinas e lojas de autopeças, existem algumas medidas que podem ser adotadas para que ele seja amenizado.
- Especialização em carros elétricos: treinar e qualificar a equipe para saber trabalhar com os componentes dos carros elétricos;
- Parcerias com fornecedores confiáveis: firmar parcerias com fornecedores especializados em peças de reposição para carros elétricos, como nós da Autoglass, para garantir acesso a produtos de qualidade por um excelente preço;
- Ampliar o estoque: se a demanda por itens para carros elétricos aumentar, então aumentar o seu estoque desses componentes é uma boa medida;
- Investir em tecnologia: atualmente existem softwares de gestão de estoque que otimizam o controle das peças, o que facilita o processo de compra por parte do cliente;
- Manter-se atualizado: como os carros elétricos têm tecnologias novas, é mais do que normal que muitas novidades surjam. Por isso, é fundamental acompanhar as novas tendências desse mercado para estar sempre atualizado.
Leia mais: Como organizar o estoque de peças de forma apropriada?
Autoglass é a sua solução!
Como foi dito acima, a dificuldade encontrar peças de reposição para carros elétricos acarreta em perda de negócios por parte das oficinas e a frustração do cliente, que não tem o seu problema resolvido.
Esse problema, no entanto, pode ser resolvido! Isso porque a Autoglass pode se tornar a sua parceira ideal para peças de reposição de carros elétricos. Sabe por quê?
- Estoque ampliado: muitas vendas não acontecem por falta de estoque. A Autoglass tem o maior estoque da América Latina;
- Pedidos flexíveis: faça cotações e pedidos de onde estiver, na hora que quiser e do seu dispositivo favorito;
- Entrega rápida: entregamos em até 24h para as principais cidades do Brasil;
- Segurança: garantimos satisfação e proteção completa nas compras realizadas.
Leia também: Erros que impedem a sua oficina de crescer
Conclusão
As oficinas e lojas de autopeças que estiverem preparadas para atender essa nova demanda de peças de reposição e tudo que cerca esse novo mercado dos carros elétricos serão as principais vencedoras.
Ao investir em especialização, tecnologia e boas parcerias com fornecedores confiáveis, as empresas estarão prontas para atender seus clientes da melhor forma possível e garantir sucesso nesse mercado.
Para continuar lendo artigos como este, acesse o nosso blog semanalmente.
Deixe seu comentário