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Saiba como usar o WhatsApp Business na sua empresa

Foto de uma pessoa mexendo no celular, simulando o uso do WhatsApp Business

Uma ferramenta em especial se tornou um item importante para todo e qualquer empreendimento, seja ele de grande, médio ou pequeno porte: WhatsApp Business. Com esse aplicativo, disponível tanto para Android quanto para iOS, as empresas podem melhorar a comunicação com seus clientes, realizar atendimentos automatizados, bem como vender seus produtos e serviços. 

Ficou curioso com a gama de opções que o WhatsApp Business pode trazer para a sua loja ou oficina? Então continue lendo o nosso artigo, porque vamos te mostrar como o WhatsApp Business pode alavancar a sua empresa. 

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Mas o que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business nada mais é do que uma versão popular daquele app de mensagens que todos nós usamos com bastante frequência, porém voltado para empresas. Ele oferece algumas funcionalidades que não estão disponíveis no app padrão. 

A grande diferença entre o WhatsApp Business e o WhatsApp normal, se alguém te perguntar, é que apesar de terem semelhanças, principalmente no visual do app, é o propósito. 

O primeiro possui recursos voltados para negociações e vendas, com respostas automáticas, catálogos de produtos, etiquetas para organizar as conversas com os clientes. O segundo, além de não possuir essas funcionalidades, tem o intuito de uso pessoal, de conversas com familiares e amigos, chamadas de vídeos, envio de fotos etc. 

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4 passos de como funciona o WhatsApp Business:

  1. Perfil comercial;
  2. Mensagens automáticas;
  3. Etiquetas e organização;
  4. Catálogo de produtos.

Perfil comercial

O primeiro passo é configurar seu WhatsApp Business, criando um perfil completo da sua loja ou oficina. 

É importante inserir o máximo de informações possíveis (endereço, descrição da empresa, horário de funcionamento, e-mail, site, redes sociais etc.), porque aumenta a credibilidade do seu negócio, bem como também ajuda seus clientes na hora de efetuar uma compra.

Mensagens automáticas

As mensagens automáticas são uma das grandes vantagens do app. Aqui, dá para configurar mensagens de saudação para contatos novos, ou de ausência para quando nenhum colaborador estiver disponível, além de respostas rápidas para sanar dúvidas frequentes.

Essa funcionalidade permite que a sua loja esteja sempre dando atenção para os seus clientes, tendo um atendimento contínuo. E o mais bacana: tudo isso sendo realizado fora do horário comercial, o que eleva a satisfação do cliente.

Etiquetas e organização

Se a sua loja ou oficina estiver com um alto volume de mensagens, pedidos e chamados, é muito importante categorizar as conversas, para ter uma organização e atender melhor os clientes.

Caso você tenha uma loja de autopeças, por exemplo, dá para organizar as conversas da seguinte forma: “novo cliente”, “pedido em andamento” e “pagamento pendente”. Essa, é claro, é apenas uma ideia. O ideal é adaptar para a realidade da sua empresa. 

Essa organização ajuda no trabalho dos responsáveis por responder a esses clientes, priorizando os mais urgentes e importantes e tendo um registro organizado das conversas com os clientes.

Catálogo de produtos

O catálogo de produtos é uma funcionalidade que mostra o diferencial do app. Isso porque a empresa consegue colocar fotos, descrições e preços dos produtos. O que otimiza o tempo do cliente, e libera os vendedores para responderem mensagens e dúvidas mais pertinentes e importantes.

Agora, vamos trazer para o mundo automotivo. Essa funcionalidade mostra as peças de reposição, acessórios e serviços disponíveis na loja de autopeças ou oficinas. Tudo isso torna o processo de venda mais eficiente tanto para a empresa quanto para o cliente.

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3 vantagens do WhatsApp Business:

  • Automação e eficácia;
  • Integração com outras plataformas;
  • Escalabilidade.

Automação e eficácia

A partir do momento que você automatiza as suas mensagens, diminui-se a carga de trabalho manual e aumenta-se a eficiência do atendimento aos clientes.

Esse é um ponto de muita importância para empresas que lutam para otimizar seus processos e melhorar o seu atendimento aos clientes. 

Integração com outras plataformas

A API do WhatsApp Business permite que o app faça integrações com sistemas de CRM, plataformas de atendimento e demais ferramentas de automação de marketing.

Essa integração, portanto, melhora a eficiência operacional da empresa e a gestão de dados da sua base de clientes. 

Escalabilidade

Essa ferramenta é escalável. Mas o que isso quer dizer? Bom, que a sua empresa consegue atender um número alto de clientes sem aumentar os custos. 

Alia-se a isso a automação e a organização que o aplicativo oferece, é uma receita e tanto para aumentar o número de vendas e a satisfação de atendimento dos seus clientes. 

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Como configurar o WhatsApp Business?

  • Baixe o app: o aplicativo está disponível tanto no Google Play Store, para Android, quanto na App Store, para iPhone;
  • Instale e configure: após a realização do download, abra o app, insira o número da sua empresa e siga as instruções para a configuração do perfil;
  • Personalize o seu perfil: é muito importante inserir informações sobre a sua loja ou oficina. Então não tenha receio de colocar o endereço, horário de funcionamento, link para o site ou redes sociais. Faça uma descrição bem clara dos produtos e serviços oferecidos.

Configurações adicionais:

  • Mensagens de saudação: produza mensagens de saudação que serão enviadas para novos clientes. Elas podem ser uma breve apresentação da empresa ou os serviços e produtos oferecidos pela empresa;
  • Mensagens de ausência: configure mensagens de ausência para quando não estiver ninguém disponível para atendimento. Elas ajudam a não criar expectativas de resolução rápida para os clientes, bem como informar o horário do retorno do atendimento;
  • Respostas rápidas: muitas perguntas são feitas repetidamente por clientes distintos. Faça um levantamento dessas perguntas, produza respostas automáticas e economize tempo, garantindo que os clientes sejam respondidos de forma rápida e eficaz.

Como usar o WhatsApp Business na sua empresa?

Um dos principais intuitos do aplicativo é fazer com que as empresas tenham uma comunicação eficaz com seus clientes. Portanto, use e abuse das respostas rápidas para que seus clientes sempre estejam sendo atendidos, mesmo que em um horário fora do expediente.

Pode parecer algo pequeno e bobo, porém eles se sentirão importantes, além de passar profissionalismo e agilidade por parte da sua empresa. Ademais, defina um padrão de linguagem para as mensagens. Não misture uma linguagem formal para certas mensagens, e coloquial para outras. 

O catálogo de produtos é outra funcionalidade eficiente. Se você tiver uma loja de autopeças, por exemplo, além das peças mais populares e vendidas, insira promoção, ofertas e cupons, caso exista. 

Manter o catálogo atualizado também é importante. Isso porque, ao se deparar com os produtos e serviços, os clientes entrarão em contato para realizar a compra ou obter informações. 

Outro ponto que precisa ser bem analisado no uso do app é o disparo massivo de mensagens para os clientes. Execute um planejamento de envios eficiente, com mensagens relevantes, como serviços agendados, promoções e alguma novidade, sempre no tom padrão da empresa. 

E, uma última dica, é o uso do WhatsApp Web, que facilita, e muito, a gestão das mensagens. A versão web, utilizada em notebook ou desktop, permite que os colaboradores respondam os clientes de forma rápida, faça a visualização do catálogo de produtos etc. Ele é muito útil para empresas que têm um volume de mensagens alto.

Leia mais: Aprenda a ter segurança na internet protegendo os dados da sua empresa

Como criar comunidades no WhatsApp Business?

Uma das funcionalidades da ferramenta é a criação de grupos e lista de transmissão, o que pode ajudar a sua empresa a criar uma comunidade em torno dela. 

Nesses grupos, que basicamente são usados por clientes recorrentes, dá para fomentar discussões e feedbacks de produtos e serviços. Além disso, existe a possibilidade de se criar mensagens personalizadas, compartilhar atualizações, ofertas e cupons de descontos. 

Ademais, essa comunidade traz ao cliente uma sensação de lealdade e pertencimento, fazendo com que ele interaja ainda mais com a sua marca e seja um propagador dos seus produtos e serviços. Sem contar no potencial de retenção desse cliente, aumentando seu LTV. 

Leia mais: Como calcular o lucro líquido da sua empresa?

Conclusão

Como você pôde conferir em todo o texto, o WhatsApp Business é uma poderosa ferramenta para as empresas se comunicarem e firmarem uma relação mais duradoura com seus clientes.

Saber usá-lo de forma eficiente, traz diversos benefícios para a sua loja ou oficina. Desde uma maior satisfação dos clientes, como aumento das vendas e otimização do atendimento.

Para continuar lendo artigos como este, acesse o nosso blog semanalmente. 

 

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